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Klabin | Ramal Ferroviário

 Localização

  • Ortigueira/PR

  

 Cliente

  • Klabin S.A.

 

 Descrição dos Serviços

  • Implantação de um ramal ferroviário, de 23,5 km, que interligará a nova fábrica da Klabin, em Ortigueira/PR, à ferrovia Central do Paraná, para escoamento da produção de celulose até o Porto de Paranaguá.

 

 

  • Os principais serviços a serem executados pela TIISA serão os 23,5 km de linhas férreas, 1 passagem inferior sob a BR 376 de 23,6 x 9,8 m, 1 viaduto sobre a Estrada da Campina de 61,6 x 6,4m, e 1 viaduto sobre a PR-340 de 56,2 x 6, 40 m.

 

  • O empreendimento tem prazo de execução previsto para 14 meses. 

 

 Aspectos Relevantes

 

  

  • Em 2013, a Klabin consolidou as condições necessárias para a realização do maior investimento de sua história – a construção de uma nova unidade fabril no município de Ortigueira/PR -, que fará com que a companhia dobre de tamanho em três anos. O investimento total da nova fábrica é de R$ 5,8 bilhões, excluindo-se ativos florestais, melhorias em infraestrutura e impostos. A inauguração está prevista para 2016.

 

  • A fábrica terá capacidade anual de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, sendo 1,1 milhão de toneladas de celulose de fibra curta e 400 mil toneladas de celulose de fibra longa, parte dela convertida em fluff (utilizada na confecção de fraldas descartáveis e absorventes).

 

  • Para garantir o abastecimento da nova unidade, a companhia conta com 107 mil hectares de florestas plantadas, localizadas em um raio médio de 72 km da fábrica. Isso representa parte importante do projeto e assegura a sua competitividade e eficiência.

 

  • Como parte integrante do projeto de construção da nova fábrica será implantado um ramal ferroviário de 23,5 km, que será construído pela TIISA.  Ele será utilizado para o escoamento da produção de celulose diretamente até o Porto de Paranaguá e deverá evitar o tráfego excedente de 120 caminhões por dia nas estradas da região.

 

  • O trajeto da ferrovia contará com cerca de proteção e passagens seguras pra a fauna. Os trens irão operar numa velocidade máxima de 50 km/hora.

 

  • Para a TIISA este projeto representa a realização de mais um empreendimento no mercado privado, cuja execução contará com os mais eficientes processos construtivos, foco na qualidade dos serviços, na segurança, saúde e integridade dos profissionais envolvidos, no cumprimento dos prazos estabelecidos e na gestão sustentável dos recursos alocados.

 

 

  • Materiais utilizados na obra:

- Concreto: 1.950 m³

- Aço: 241 toneladas

- Cordoalha: 7,8 toneladas

- Forma: 5.225 m²

- Escavações: 1.722.278 m³

- Compactação de Aterro: 1.274.523 m³

- Bota Fora: 183.450 m³

- Trilhos UIC 60 Barra 12 m: 3.735 toneladas

- Dormentes de Concreto: 41.612 unidades

- AMV’s 1:14: 4 conjuntos

- Lastro: 48.312 m³

- Sub Lastro: 37.591 m³

 


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Tel.: +55 (11) 3320-3000
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